sábado, 6 de fevereiro de 2010

Assim caminha a humanidade!


"Toda unanimidade é burra" Nelson Rodrigues

O movimento emo, muito criticado nos últimos tempos por ter produzidos um amontoado de “zumbis” de olhos muito bem delineados, de estilo de roupa e musica que devem ser, talvez, (re)considerados por aqueles que jogam pedras nesse estilo musical-comportamental.
O que essas não percebem é a sutileza que o movimento emo está trazendo para dentro do universo social. A democracia habita e existe dentro desse movimento. O que você mais observa nos shoppings e no Reviver (ponto de encontro dos emos de SLZ) é que, não importa se você é branco, negro, oriental; se tem cabelos pretos, louros, castanhos ou ruivos; se são cacheados, crespos, ondulados ou lisos, se é emo, tem pastinha (franja). Feita naturalmente ou com ajuda de cremes, gel, laquê, mousse, eles sempre tem o olho esquerdo (ou o direito, dependendo do emo!) tapado por uma franja.
Isso também me leva a pensar se o movimento não seria uma resposta aos problemas econômicos enfrentados pelo mundo, já que outros movimentos, como o gótico e o punk, que se utilizavam de maquiagem, tinham de pintar os dois olhos, enquanto que o movimento emo, por conta da franja, precisa maquiar apenas um. E aqui também está ocorrendo algo curioso: o movimento emo está indo ao encontro daquele das pulseirinhas do sexo, pois aqui em São Luis, todo emo que se preza tem um monte delas no pulso, mesmo sem saber bem o porque.
Por isso, quando você vê pelas ruas esses serem aparentemente assexuados (pessoas mais preconceituosas dizem também que são homossexuados!), não os tenha ou os veja com preconceitos, mas pense que essas pessoas podem ser a evolução* da sociedade como a conhecemos!


* Evolução na Biologia não significa necessiaramente uma coisa ao, mas sim uma mudança na genética de um determinado se vivo. O juízo de valor quanto a ser bo, vem das ciências humanas, de caráter evolutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário