sábado, 28 de agosto de 2010

SBPC 2010 - Natal/RN






Fui recentemente à Natal, capital do Rio Grande do Norte para participar de um evento Científico de âmbito nacional (SBPC) e impressionei-me com a organização da cidade e da UFRN. Tratamento de esgoto, praças arborizadas, calçamento, foram apenas algumas coisas que eu e meus amigos observamos ao andar pelas ruas da cidade. Porém, antes das pessoas dizerem que estou "endeusando" a cidade, deixo claro que andamos, a maioria das vezes por lugares onde a classe média da cidade e os turistas circulam, portanto, não posso dizer se em outras áreas são ou não violentas. Mas onde eu fiquei não era!






A pousada era outra maravilha, bem localizada, com um pronto atendimento, café da manhã incluso na hospedagem, lá era uma maravilha em todos os sentidos, mas minha amiga faz uma ressalva, por que não tinha o Sport TV na Tv a cabo, então ela não pode assistir o jogo no recôncavo do quarto (para maiores informações sobre hospedagem, acessar: http://www.jardim-das-flores.com/index.html)!















Essa foto é de Jenipabú, uma praia que fica na orla sul marítima de Natal/RN. A praia muito limpa, organizada, enfim, têm infra-estrutura para receber turistas!

SBPC foi outra grande surpresa. Sabemos que é um evento nacional, mas eu não imaginava que ele fosse tão bem organizada e bem estruturada que ele nos surpreendeu. Minhas amigas que haviam ido ao de Campinas/SP, me disseram que mesmo a SBPC 2008 tendo sido próximo de um grande centro, a de Natal/RN foi muito maior e muito melhor... Sem nem comparação.

quinta-feira, 17 de junho de 2010


OLÁ COMPANHEIROS DE POSTAGEM,

VENHO COMUNICAR-LHES SOBRE A PREOCUPANTE SITUAÇÃO ATUAL DO CURSINHO AGADÁ (PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO P/ JOVENS AFRO-DESCENDENTES).

O CURSINHO É COMUNITÁRIO E VOLTADO PRINCIPALMENTE PARA ESTUDANTES AFRO-DESCENDENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS, POR ISSO OS PROFESSORES SÃO TODOS VOLUNTÁRIOS. COM A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DO SELETIVO O QUADRO DE PROFESSORES DO AGADÁ DIMINUIU BASTANTE, E ESTAMOS COM UM DÉFICIT DE 16 PROFESSORES COM GRANDE PREJUÍZO PARA OS ALUNOS (QUE NÃO TEM CONDIÇÃO DE PAGAR CURSINHO PARTICULAR). ATUALMENTE ENCONTRAM-SE VAGAS AS DISCIPLINAS:

v GRAMÁTICA;

v LITERATURA;

v MATEMÁTICA I;

v MATEMÁTICA II;

v BIOLOGIA I;

v BIOLOGIA II;

v BIOLOGIA III;

v FÍSICA I;

v FÍSICA II;

v QUÍMICA I;

v HISTÓRIA I;

v HISTÓRIA II;

v GEOGRAFIA DO MARANHÃO;

v SOCIOLOGIA;

v ARTES PLÁSTICAS;

v ARTES CÊNICAS.



OS HORÁRIOS DE AULA SÃO BEM FLEXÍVEIS, APENAS UM DIA PELA SEMANA (DOIS HORÁRIOS DE 50 MINUTOS). O CURSINHO ENCONTRA-SE NA RUA 14 DE JULHO, ANTIGA SEDE DA SEDUC, NO BAIRRO PRAIA GRANDE, QUASE EM FRENTE AO CONVENTO DAS MERCÊS. FUNCIONA DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:15 ÀS 22 HORAS, SÁBADO DAS 14 AS 18 HORAS E DOMINGO DAS 8 AS 12 HORAS (DOMINGADAS AGENDADAS).

A AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES CANDIDATOS É FEITA ATRAVÉS DE UMA MICRO-AULA AGENDADA COM O COORDENADOR DO AGADÁ (GILSON LEITE).

DEMAIS INFORMAÇÕES: GILSON LEITE – 8138-6521; ERALDO - 8146-9348.



POR FAVOR, DIVULGUEM PARA PROFESSORES QUE CONHECEREM DAS ÁREAS SUPRACITADAS. PRECISAMOS DE UMA RESPOSTA RÁPIDA, JÁ QUE O CONTEÚDO DO ENEM É VASTO E ESTAMOS PRATICAMENTE NO MÊS DE JUNHO. O TRABALHO É VOLUNTÁRIO, MAS A EXPERIÊNCIA É MUITA BOA E PODE SERVIR COMO PARTE DO ESTÁGIO.

sábado, 17 de abril de 2010

Seminário de Pesquisa Religiões e Religiosidades


No Centro de Ciências Humans da UFMA, no período de 04 A 06 DE MAIO DE 2010, ocorrerá o SEMINÁRIO DE PESQUISA RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES, que contará com a presença do Prof. Dr. Flávio Pierucci (USP).

O evento visa mostrar ao público acadêmico as pesquisas produzidas no Maranhão acerca do tema, Religião e religiosidades.

O Professor Dr. Flávio Pierucci, pesquisador de Sociologia da Religião da USP (Universidade de São Paulo) proferirá conferências na abertura e no encerramento do evento sobre Max Weber e o estudo das religiões, bem como participar de debates sobre estudos que estão sendo realizados nesta área em nossa Universidade.

A proposta do Seminário de Pesquisa Religiões e Religiosidades é reunir as pesquisas mais recentes sobre esta temática por parte de alunos de iniciação científica e mestrandos, além de professores e pesquisadores mestres e doutores.

As inscrições estão ocorrendo no Hall do CCH - UFMA, das 09:00 as 12:00h/14:00 as 18:00h. Para o envio de trabalho, irá de: 13 a 27 de abril e somente participação: 13 de abril a 03 de maio. O valor é de R$ 10,00.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Assim caminha a humanidade!


"Toda unanimidade é burra" Nelson Rodrigues

O movimento emo, muito criticado nos últimos tempos por ter produzidos um amontoado de “zumbis” de olhos muito bem delineados, de estilo de roupa e musica que devem ser, talvez, (re)considerados por aqueles que jogam pedras nesse estilo musical-comportamental.
O que essas não percebem é a sutileza que o movimento emo está trazendo para dentro do universo social. A democracia habita e existe dentro desse movimento. O que você mais observa nos shoppings e no Reviver (ponto de encontro dos emos de SLZ) é que, não importa se você é branco, negro, oriental; se tem cabelos pretos, louros, castanhos ou ruivos; se são cacheados, crespos, ondulados ou lisos, se é emo, tem pastinha (franja). Feita naturalmente ou com ajuda de cremes, gel, laquê, mousse, eles sempre tem o olho esquerdo (ou o direito, dependendo do emo!) tapado por uma franja.
Isso também me leva a pensar se o movimento não seria uma resposta aos problemas econômicos enfrentados pelo mundo, já que outros movimentos, como o gótico e o punk, que se utilizavam de maquiagem, tinham de pintar os dois olhos, enquanto que o movimento emo, por conta da franja, precisa maquiar apenas um. E aqui também está ocorrendo algo curioso: o movimento emo está indo ao encontro daquele das pulseirinhas do sexo, pois aqui em São Luis, todo emo que se preza tem um monte delas no pulso, mesmo sem saber bem o porque.
Por isso, quando você vê pelas ruas esses serem aparentemente assexuados (pessoas mais preconceituosas dizem também que são homossexuados!), não os tenha ou os veja com preconceitos, mas pense que essas pessoas podem ser a evolução* da sociedade como a conhecemos!


* Evolução na Biologia não significa necessiaramente uma coisa ao, mas sim uma mudança na genética de um determinado se vivo. O juízo de valor quanto a ser bo, vem das ciências humanas, de caráter evolutivo.